<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, outubro 31, 2003

NÃO HÁ IRRITAÇÃO MATINAL, CLARO QUE NÃO. Ontem, no total, mais de duas horas, entre a manhã e a tarde. Hoje, só de manhã, mais de uma hora e meia perdida no trânsito. Estou calmo. Acreditem.

quinta-feira, outubro 30, 2003

CONTOS DE GINJA. Rápido, que o homem quer fechar a tendinha. É só até amanhã. E, depois, quem consegue resistir a uma bela ginja?
BELVER. Como é habitual, perdi-me em estradas nacionais, locais ou simples caminhos. A minha irritação, claro, crescia à medida que a hora marcada ficava para trás. Muito para trás. Demasiado para trás. Pelo telemóvel recebo uma mensagem «Então?». O meu amigo tinha toda a razão. [Até este texto está a ficar irritante, com estas rimas tão banais.] O rol de asneiras, esse, já ia na segunda página, no mínimo. Chego a Belver. A irritação desaparece num ápice. Ainda tinha mais meia hora de viagem pela frente. E então? Vou voltar a Belver - seguramente.

quarta-feira, outubro 29, 2003

NANOWRIMO. É o que podemos chamar de escrita de caganeira. Começa a 1 de Novembro.
ERIKA E PRESTIGE. O Parlamento Europeu (PE) não pára de surpreender. O último caso, ou um dos últimos - vá-se lá saber -, está relacionado com os desastres marítimos de 1999 e 2002. A Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu aprovou, a 23 de Outubro, a criação de uma comissão temporária sobre segurança marítima que «examine em detalhe» os acidentes do Erika e do Prestige. As negociações entre os maiores partidos do PE, descobriu-se agora, demoraram vários meses. O insólito, ou nem tanto - vá-se lá saber -, está neste pequeno facto: os senhores deputados, socialistas e populares, ocuparam a maior parte do tempo a discutir o nome da comissão. Foi o principal motivo para o atraso, conta o El País. Não é lindo?

terça-feira, outubro 28, 2003

MONDIM III. Desisti, meu caro leitor de Mondim de Basto. Depois de esperar mais de uma semana pelo e-mail que me prometeu, acabo de desistir. Talvez para a próxima.
LÉXICO. Há um problema no léxico futebolístico português. Ontem, no jogo entre os dois clubes do Porto, isso foi evidente. Falo do rol de obscenidades que os realizadores gostam tanto de captar. Mourinho a gritar «filho da ....», em versão lenta. Sanchez a dizer em bom português «fo..-..». Pelo menos, repetiram-no mais de cinco vezes cada um. O elementar. Se estes jovens treinadores querem ser diferentes das anteriores gerações, então que gastem um pouco mais do seu tempo a aprender palavrões a sério. Comecem pelo Pipi, por exemplo.
MACHOS MAL ACABADOS. Pior que feministas, só mesmo pseudo-feministas. Na televisão, por exemplo, há muito tempo que surgiu uma corrente de apresentadoras que gosta muito de alertar o bom povo português para o nefasto domínio dos homens, esse monstro sagrado. Teresa Guilherme, Júlia Pinheiro ou Luísa Castel-Branco são as senhoras mais representativas de tal movimento de pacotilha. «Acho que todos os chamados movimentos de libertação feminina são liderados por machos mal acabados», disse um dia Nelson Rodrigues. De facto, é olhar para as caras dessas senhoras. Está lá tudo.
APESAR DE TUDO. «Ler integralmente tem de ser um romance ou um conto, por exemplo. Agora, ler poesia é fácil. Apesar de tudo são livros pequenos», disse Marcelo Rebelo de Sousa ao DNA. Para mim, toda aquela conversa sobre a quantidade de livros e métodos de leitura é irrelevante. Agora, o que significou aquele «apesar de tudo» do professor? Isso, sim, é relevante.
DOSE DUPLA. A entrevista a Jorge Sampaio mostrou-me duas coisas. Primeiro, o modelo de três jornalistas não traz nenhuma mais-valia. Segundo, a sensatez do presidente da República consegue, em certos momentos, cortar o efeito dos comprimidos para a minha neurose. Ontem, mais uma vez, teve de ser dose dupla.
TUVALU. E se em 2020 o seu pequeno-almoço fosse entregue por um refugiado das Tuvalu? Mais uma previsão científica. O pormenor do refugiado das Tuvalu é delicioso.

segunda-feira, outubro 27, 2003

OUTRA CHAMADA. Já tinha lido expressões semelhantes em vários blogs. Pensava que só poderia acontecer aos mais incautos ou a quem não escolhia os amigos a dedo. Pois bem, hoje caiu-me o mundo em cima. Liga-me um amigo de longa data. A primeira pergunta versou sobre a família, a segunda sobre o futebol. Mais ou menos o trajecto habitual. «Já te linkei», não era uma pergunta – é lógico. «Já te linkei», repetiu. «Olha lá, e tu, como estás?», cortei a conversa. «Tudo bem. Já te linkei, ouviste?». «Desculpa, J., tenho aqui outra chamada». Despachei o assunto. Há amizades que quero manter – a todo o custo.
SUGESTÃO MATINAL. A nova edição marca o 50º aniversário da sua entrada nos Estados Unidos. Escrito entre 1942 e 1945, em Istambul, Mimesis, de Erich Auerbach, é revisitado aqui por Terry Eagleton.

sexta-feira, outubro 24, 2003

SITEMETER. Finalmente, consegui colocá-lo no seu lugar. Fora daqui.

quinta-feira, outubro 23, 2003

DUBROVKA. Não sei se a notícia já tinha sido publicada, mas só hoje soube, através do El País, que Vladímir Prónichev, vice-director do Serviço Federal de Segurança, foi condecorado com a Ordem de Herói da Rússia pela liderança na operação no teatro de Dubrovka – que, recorde-se, resultou na morte de 129 reféns. Igual distinção recebeu o químico responsável pelo gás utilizado pelas forças de segurança russas.

P.S. - Há coisas que não mudam, mesmo quando o embrulho tem uma cor diferente.
NEPOTISMOS. Em Portugal, foi a SIC. No Brasil o trabalho foi do jornal O Globo. Em Portugal, o caso levou à demissão de dois ministros. No Brasil, apenas um secretário de Estado. Se neste simples cálculo estamos em vantagem no índice de demissões, quanto ao motivo, a história brasileira é bem mais sumarenta. Conta-se em poucas palavras. Luiz Eduardo Soarez, responsável pela pasta da Segurança Pública Nacional, e figura importante no governo de Lula da Silva, contratou como assessoras a sua mulher e ex-mulher. É só. Simples, muito simples, mas com matéria para várias crónicas deliciosas de Verissimo, por exemplo. Ou para um capítulo de mais um policial de Luiz Alfredo Garcia-Roza. Ou para um conto passional de Rubem Fonseca. No caso português, só houve matéria para crónica jornalística – e da pior.
NEVOEIRO. «Durante o Outono ou o Inverno a entrega de um livro sofre muitas vezes atrasos devido à escuridão ou ao nevoeiro.»
Guia do Utilizador da Sala de Leitura do Museu Britânico (1924).
TOLEDO BLADE. Este pequeno periódico de Ohio conseguiu a história da sua vida. Ou melhor, conseguiu trazer à luz do dia a mais obscura intervenção dos Estados Unidos no Vietname. Em 1967, o esquadrão Tiger Force espalhou o terror por várias aldeias. Nesta grande investigação, o jornal faz a reconstituição das atrocidades de que o Pentágono teve conhecimento, mas que a Casa Branca preferiu tapar em 1974. Publicada ontem, a história já está a dividir a opinião pública norte-americana.

quarta-feira, outubro 22, 2003

MONDIM II. Meu caro leitor de Mondim de Basto, continuo à espera do e-mail que me prometeu.
TRIUNFO. A Operação Triunfo é um dos bons programas de entretenimento da televisão portuguesa. Passo por lá de vez em quando. O meu prometido texto sobre o assunto centra-se no discurso dos alunos - dos jovens entre os 18 e os 28 anos, que concorrem por um «lugar ao sol». Basta assistir a dois ou três programas para concluirmos que todos têm o mesmo discurso, completamente formatado, sem um pingo de criatividade e utilizando as miseráveis frases feitas do «mundo da música» - para não falar dos «tá-se», «granda cena», «és o meu brother». Há ali boas vozes, não duvido, mas aqueles jovens têm desde já o seu destino traçado. Os que vencerem, claro. Serão mais do mesmo, com aquele discurso estupidificante e saloio que tanto anda por aí. Por exemplo, os vencedores da primeira edição da Operação Triunfo conseguiram gravar um disco. Para além da sua música ser também mais do mesmo, o seu discurso não engana. Tenho pena. Há ali boas vozes.
CAMA. Ferro Rodrigues nunca será primeiro-ministro. Ele sabe-o. Os seus amigos e inimigos no PS sabem-no. Toda a gente o sabe. Não percebo, então, qual a surpresa dos comentadores sobre a unanimidade demonstrada pelo partido em torno do seu líder. A cama há muito que está feita.

P.S. - No Parlamento, em conferências de imprensa, debates e entrevistas - só para falar na esfera pública - Ferro Rodrigues nunca demonstrou inteligência, mínima que fosse. Ao não demitir-se agora, aceitando a unanimidade do partido, mostrou também que tem medo.
GINCANA. Segunda-feira. Dou meias voltas pelo Chiado e, de súbito, leio num cartaz que nos próximos dias aquela zona de Lisboa promete estar em festa. No vasto rol do programa destaca-se um tópico: gincana cultural. Isso mesmo. Depois de alguns dias a tentar perceber o conceito, cheguei à conclusão que existe ali matéria para serviço público. Por exemplo, uma das partes da denominada gincana cultural será, de certo, preenchida com uma mesa-redonda onde alguns burocratas, técnicos, comentadores e especialistas em «cultura» - esse termo que serve para tudo – partilharão as suas experiências no meio. Desde o subsídio a uma exposição de um imberbe que deita tinta para cima de uma tela, a uma repartição autárquica em que o responsável cultural não sabe dizer duas pequenas frases sem espetar-lhes quatro advérbios de modo, passando por um concorrente do Big Brother que tem a sua fotografia no manual de Português, até a um director de um jornal regional que sobrevive com o porte pago quando a venda em banca se fica pelos dois exemplares – comprados pelo tio e sobrinho, por esta ordem. Haverá de tudo nesta gincana. Será um belo momento. Eu não vou perder - por nada. Começa no dia 25, creio.

terça-feira, outubro 21, 2003

DOGVILLE. Só ontem, finalmente, pude assistir ao filme de Lars von Trier. No meio daquele elenco tremendo - Nicole Kidman, Lauren Bacall, Jeremy Davies, Ben Gazzara e Philip Baker Hall – há um nome que se destaca: Paul Bettany. Este jovem actor inglês, 32 anos, foi uma descoberta e tanto. Promete juntar-se brevemente ao meu grupo restrito de actores. Muito bom.

segunda-feira, outubro 20, 2003

VAMOS LÁ, JOEL. Aguardo ansiosamente a habitual análise semanal dos jogos do Sporting. Por exemplo, o que dirá logo à noite o Joel sobre os dois golos de Juninho Petrolina? Aqueles minutos que silenciaram Alvalade.
PRÉMIO LUÍS DELGADO NÃO CONCLUIRIA MELHOR. Um grupo de cientistas da Universidade de Chicado concluiu, após prolongadas experiências, que dormir tem um impacto importante na capacidade de aprender e de fixar línguas.
CONFESSO. Sou um leitor inveterado da coluna de Luís Delgado no Diário de Notícias. Todas as manhãs, é por ali que começo. Por aqueles caracteres – tão poucos caracteres - que solucionam o que a medicina até hoje não conseguiu: a minha irritação matinal. Hoje, por exemplo, foi certinho. «Ninguém mais apropriado, por esta altura, para nos recordar e falar da crise de valores.[…] Eis um momento, fugidio, para uma abstracção colectiva do pesadelo político e judicial em que o País vive.» Bill Clinton está hoje em Portugal.

sábado, outubro 18, 2003

MONDIM. Já escrevi várias vezes sobre o meu leitor diário de Mondim de Basto. Pois bem, para a semana, finalmente, poderei publicar aqui o e-mail onde revela a sua identidade e mais alguns pormenores da sua vida.
JUNE TABOR. Foi mais ou menos na altura em que conheci Jeff Buckley. Angel Tiger, de June Tabor, era-me oferecido. Não gostei da capa, nem do título. Mais uma vez, a resistência a qualquer coisa nova demorou dois dias. Mas, depois, sem ninguém por perto, ouvi de Hard Love, a primeira, até Elephant, a última. Doze músicas sem qualquer interrupção. A voz limpa, de murmúrio, de sonhos celtas. June Tabor não se larga. Não é possível. Dois dias?
CABO VERDE. A Isabel está em Cabo Verde há seis meses e promete o seu blog para breve. Muito breve. Coisa para dois ou três dias, não é? É mais uma leitura diária, com outros sabores. Daqui a três dias escreverei um texto com o título «CABO VERDE II». Não é, Isabel?
DE ONTEM I. O som da folha da arder. No silêncio, apenas o seu fumo. E aquele som. Esqueçam o fumo.
DE ONTEM. O café fechou. Subo a avenida, sozinho. Não é ela o resto do mundo?
NOITE. Alguns dos melhores textos estão ali – na noite. Há muito que a noite descrita no Aviz é também um pouco da nossa noite. Para esta noite, guardei a Noite de Erico Verissimo. Não, não vou reler. É a primeira noite deste livro.

quinta-feira, outubro 16, 2003

ESCREVEREI. Sim, sobre os temas acima mencionados. Nenhum ficará impune.
PAUSA PARA NADA. Há pausas assim - explicáveis. Nos últimos dois dias entrei no blogger mais de dez vezes. Mas voltava sempre a sair. Queria escrever sobre June Tabor, sobre o discurso dos jovens da Operação Triunfo, sobre os elogios de Santana Lopes a Alberto João Jardim, sobre o livro Dançar Tango em Porto Alegre, de Sergio Faraco, sobre as minhas constantes visitas ao médico. Não escrevi nem uma linha. Não me venham, caros amigos, com essas coisas do bloqueio ou da falta de assunto. Apenas não tive vontade. É por isso que gosto tanto dos blogs. Vivem do domínio da veneta.

terça-feira, outubro 14, 2003

EXAGERO. O Francisco escreveu que «é excessivo publicar dez notas avulsas sobre Ulysses. Não é - ele sabe-o. Se não sabe, é bom que se prepare para mais sábados como esse. De notas avulsas, de saborosas histórias irlandesas. Já agora, que tal dez notas sobre W.B. Yeats? Se «Dublin não é, definitivamente, a cidade de Joyce», em Sligo respira-se Yeats. E quem melhor do que o Francisco para o escrever. Eu apenas segui o seu roteiro.
REACÇÃO. «Sou um historiador contemporâneo». Ouvi mais uma vez tal afirmação. O passo seguinte - como é habitual - foi telefonar para o dermatologista. A minha pele não pode ficar neste estado.
A PROVA DO RESTELO. Pois é, Joel, mais uma vez escrevo que «Moreira não é Ricardo». Lembras-te?

segunda-feira, outubro 13, 2003

POMBOS. Sim, eu sei. Não é um bom tema para início de semana. Mas mais uma vez conseguiram irritar-me até ao ponto de escrever estas linhas. Pois bem, aqui vai: começa hoje a recolha de assinaturas para a criação da Associação Portuguesa de Extermínio dos Pombos.

sábado, outubro 11, 2003

CHUVA. Embalada, chega devagar – e deita-se perto.
CONTEM-ME HISTÓRIAS. Tem sido assim nas últimas semanas. «Por favor, contem-me histórias». Amigos, familiares, inimigos, gato, cão. «Contem-me histórias, boas histórias». Será um estado patológico provisório? Ou defeito - mesmo.
SEX UP. Não tem nada a ver com isso. Leia aqui.
RISO DA CIÊNCIA. João Lobo Antunes e Sobrinho Simões foram dois dos melhores entrevistados de 2003 – perdoem-me por utilizar semelhante expressão. Mas foram-no, de facto. Com um intervalo de poucas semanas, foi possível ver na RTP dois dos melhores cientistas portugueses a dar uma verdadeira lição de cidadania. A serenidade deliciosa com que respondiam, a argumentação sem muletas, o brilho dos seus olhos e, sobretudo, o humor refinado. Sim, a cidadania também é isto. Ou melhor, sobretudo isto.

P.S. – João Lobo Antunes vai participar no ciclo de debates «Vale a pena ser cientista?» no próximo dia 21 de Outubro, em Coimbra.
CARLOS MARTINS. Lembro-me que o Joel escreveu sobre Carlos Martins na Grande Reportagem. Era a sua descoberta, a próxima grande coisa do futebol português – a sua glória. Penso que foi assim. Custa-me escrevê-lo, mas ontem vi ali motivos para concordar com o Joel. Ali, na grama do novo Estádio Jorge Sampaio. Carlos Martins guarda a bola como ninguém, por exemplo.
FIM IMEDIATO. Hoje alguém entrou neste blog quando escreveu «sem carácter» no Google. Anuncio o fim imediato do site meter. Há coisas que um homem não merece ler.
ARCHIE BUNKER. O Joel escreve sobre o seu corte epistemológico com Archie Bunker. Confesso, eu nunca serei capaz. Por exemplo, Joel, quando ouço Jacques Chirac defender que Arafat é um elemento indispensável para a paz no Médio Oriente, preciso do Archie Bunker; quando leio que para Giscard d’Estaing este projecto de constituição europeia é a «solução única», preciso de Archie Bunker; quando vejo Jaime Gama a classificar um possível referendo de «paródia democrática», preciso de Archie Bunker. Caro Joel, alguns rostos que nos fitam obrigam-me a nunca cortar com Archie Bunker.

sexta-feira, outubro 10, 2003

IDEAL. Vou ler os dois livros que levo na bagagem. Fumar o charuto ideal. Beber as melhores cervejas. Conversar sobre tudo com os meus pais, enquanto o café arrefece. Pedir conselhos ao meu irmão, enquanto a garrafa de vinho vai perdendo a sua cor de tijolo. Namorar a sério, sem concessões de tempo. O entardecer de sexta-feira é sempre assim, um território onde renovo as expectativas para cada fim-de-semana. Depois, raramente tudo se passa assim. Pouco importa. Não trocava aqueles minutos de viagem por nada.
CROSSFIRE. Ontem, na SIC Notícias, foi possível ver o Lord Farquaad português back in action. Até no cabelo o homem é igual.
EURIPEDES. Era o ourives do meu avô. O senhor Euripedes. Óculos na ponta do nariz, sorriso esguio, bigode curto e bata branca. Não sei o que aconteceu ao senhor Euripedes. Mas o nome ficou para sempre sinónimo de ourives.
Por exemplo, hoje descobri que Euripedes Amoreirinha tem 19 anos, é vice-campeão europeu e titular no Alverca. No entanto, joga a defesa central. Puro engano, este miúdo. Um ourives é avançado. Sempre o será. Carlos Drummond de Andrade descobriu o seu no Mundial da Suécia.
VISÃO. Nunca fui um leitor da Visão, pelo menos um leitor assíduo. Folheio-a de vez em quando. Sempre pensei que os seus responsáveis, ao terem conhecimento de tal facto, tentassem seduzir-me. Mas não. Afinal, se existia alguma possibilidade remota de isso acontecer, ficou completamente fora de hipótese quando a revista anunciou um novo colaborador, esse «decisivo fundador do regime democrático português». Cof, cof... Sou alérgico ao mofo. O médico bem me avisa.
O MAIS HILARIANTE. O episódio da filha de Martins da Cruz permitiu ver, entre outras coisas, até que ponto vai a hipocrisia e o dislate de alguns comentadores deste país. Bom, neste caso, não se trata de um comentador – é mais um «enche chouriço», para utilizar o linguajar jornaleiro. João Carlos Silva escreveu hoje sobre a «cunha» no semanário O Independente. O ex-presidente da Portugal Global, esse antro de cunhas, cunhais e cunhados, proporcionou-nos hoje um dos momentos mais hilariantes deste folhetim.

P.S. – Porque é que lhe oferecem uma coluna semanal? Pior, será que lhe pagam?
VOLTEMOS. Bom, depois de uma ligeira pausa, voltemos ao que interessa.

quarta-feira, outubro 08, 2003

GENEALOGIAS. «Agora toda a gente lê Coetzee. Antes do Nobel, ninguém o conhecia.» Há um desdém explícito nas palavras da senhora, que se quer fazer ouvir numa livraria de Lisboa. Por acaso, eu não estava na altura com a Desgraça na mão. Não sei se é um caso isolado. Mas, no limite, percebo a intenção. Há autores que desejaríamos que fossem só nossos – como se fizessem parte da nossa genealogia, como dizia ontem Fernando Pinto Amaral, no «Livro Aberto». No caso de Coetzee, tentar guardá-lo, também no limite, seria um atentado. Se o Nobel pôs toda a gente a ler Coetzee, ainda bem. E nem todos os anos podemos escrever isto com tamanha segurança.
DESEJO REINCIDENTE. «Um dia nos lembraremos dele e diremos: foi o nosso melhor momento. Compararemos outros momentos das nossas vidas com ele e diremos que nunca mais fomos assim, exactamente assim. Nos saciaremos de novo, por certo, pois essa é a bênção do apetite. Não é todo o dia que se quer ver um pastoso Van Gogh ou ouvir uma crocante fuga de Bach, ou amar uma suculenta mulher, mas todos os dias se quer comer, a fome é o desejo reincidente, é o único desejo reincidente, pois a visão acaba, a audição acaba, o sexo acaba, o poder acaba mas a fome continua, e se um fastio de Ravel é para sempre, um fastio de pastel não dura um dia. Mas mesmo saciados, nunca mais estaremos saciados como agora, cheios das nossas próprias virtudes e do nosso prazer na amizade, na comida e na vida – e no conhaque.»

Luis Fernando Verissimo, O Clube dos Anjos, Dom Quixote, 2000

P.S – Pois é, meus caros, continuarei a abusar das citações. Livros, amigos, palavras do quotidiano, enfim.
ERRAR UMA VEZ. «O político pode errar uma vez», afirmou ontem Santana Lopes. No seu habitual comentário na SIC, o número dois do PSD tentou de todas as maneiras «limpar» o caso de favorecimento – não alegado – da filha do ministro dos Negócios Estrangeiros. «Os políticos deviam poder errar uma vez». Eu não sei o que é mais grave: o nepotismo ministerial ou os comentários demagógicos e desonestos – tal como fez Luis Delgado na SIC Notícias, há dias, quando comparou este caso a um possível favorecimento - «não me lembro bem» - da filha da ex-ministra Maria de Belém, que nunca ocorreu. Equivalem-se, actos e palavras. E com estas equivalências lá se vai destapando um país. E há quem assista a este espectáculo de Londres.

terça-feira, outubro 07, 2003

KINO. É a nova mascote para o Euro 2004. Depois do Kinas, este boneco da PSP tem como missão dar conselhos a crianças e adultos sobre segurança. Não podia estar mais de acordo com o nome, tal como estive na escolha do Tuga para o Mundial – antecipou em meses tudo o que aconteceu na Coreia. Mas sejamos sérios, como é possível esta mascote não ter bigode? Haja profissionalismo.
INSTANPUNDIT. Curioso. Um exclusivo sobre as eleições presidenciais norte-americanas de 2004 no blog de Glenn Reynolds. É só seguir as instruções do texto Hillary running?. Curioso.

segunda-feira, outubro 06, 2003

QUINZE MINUTOS. O Blogger pede-me só quinze minutos para responder a um questionário. Se tivesse quinze minutos não tinha um blog.
DEPRESSÃO. Faço mais de cem quilómetros para ir à minha dentista. Não por prazer, obviamente. Há mais de quinze anos que confio, em absoluto, na mestria daquela senhora. Hoje, mais uma vez, lá estava eu às nove da manhã para mais uma sessão. Tudo estava a decorrer pelo melhor, quando duas auxiliares – chamemos-lhe assim – entraram na sala e pediram a atenção da doutora. A princípio, não ligou. Depois, vencida por aquele impulso feminino, junta-se à conversa, durante 60 segundos, e deixa-me ali sentado, de boca aberta, com a porcaria do aspirador a gorgolhar. Esperei sem dizer uma palavra. Saí sem dizer uma palavra. Elas sabem mesmo como deprimir um homem.
RESSUSCITAR. Roger ressuscitou. O Benfica, ao que parece, foi atrás. Lembrem-se sempre de Henry Miller: «O sexo é uma das nove razões porque um homem devia ressuscitar. As outras oito não têm interesse».

domingo, outubro 05, 2003

FITAR. Qual o rosto com que a Europa fita? Depois de Roma, só mesmo este blog para nos fazer acreditar em partilha europeia. Promete.
HAJA DISTINÇÃO. Tudo bem, a selecção portuguesa sagrou-se campeã mundial de hóquei em patins. Mas tinha de ser logo no ano em que utilizaram o equipamento desportivo mais piroso de que há memória? Pior, pior só mesmo a mascote.
MUDANÇA. Todos temos o direito a mudar de vez em quando. Aliás, neste caso não se trata de um direito. É do domínio do capricho, da vontade mais íntima, da veneta, da desilusão clubista – e isso, sejamos justos, é o que dá mais gozo nos blogs. Por exemplo, o Não Esperem Nada de Mim mudou de grafismo. De um verde fosco passou para um azul e branco celeste. Em breve, a linha editorial também mudará, avisa o Joel. Eu acho bem. Agora, alterar as tonalidades do seu blog no dia em que Fernando Santos assinou na Madeira a carta de rescisão é que já é um pouco estranho? Azul e branco, Joel? Se fosse um vermelhinho...

sexta-feira, outubro 03, 2003

FUTEBOL À FRANCESA. Finalmente encontrei o mentor que está na base do pensamento futebolístico de Lazslo Boloni e Eduardo Prado Coelho. Chama-se Jacques Attali e escreveu no seu panfletário Dicionário do Século XXI um parágrafo sagrado. «A dimensão sexual do jogo [de futebol] tornar-se-á cada vez mais explícita, metáfora da violação em que cada campo procura penetrar no outro, resistindo à sua própria penetração, onde cada um é, ao mesmo tempo, masculino, em avançado, e feminino, na retaguarda, simultaneamente violador e violado, alternadamente potente e mutilado». Boloni escreve-o em cada primeira página do seus blocos negros.
ÚNICO LEITOR. Confesso que nunca pensei colocar o site meter. Nunca. Mas o meu leitor diário de Mondim de Basto obrigou-me a isso. Escreveu-me, indignado, a protestar contra a classificação de «leitor diário». Segundo ele, eu revelaria mais honestidade intelectual se escrevesse «o único leitor diário». Talvez tivesse razão, pensei. E lá apareceu o site meter, com a ajuda preciosa da Rute. A princípio não percebi nada daquela coisa. Mas, depois de alguns dias, conclui que afinal o meu único leitor diário tinha toda a razão. É o único que vem cá todos os dias. Além disso, descobri que uma assinalável percentagem de pessoas visita este blog através da pesquisa no Google. Por exemplo, só ontem acederam dez quando pesquisavam «caractér», «Richard Zimler», «sapatos Catarina Furtado», «jornalismo desportivo» ou «crack para norton 2004». Um homem não merece isto. «Sapatos»? «Crack para norton 2004»?
COBRADOR DE BILHETES. Nunca sonhei ser médico, futebolista, advogado, bombeiro ou veterinário. Não. A minha escolha de infância dividia-se entre ser arqueológo e cobrador de bilhetes de comboio. Assim mesmo. Aliás, confesso que esta última profissão sempre esteve ligeiramente à frente, apesar do sorriso preocupado do meu pai. Para além da paixão por comboios, a preferência justificava-se por mais dois pormenores. O barulho do matraquear do «picador» e aquele desdém tão peculiar quando os cobradores pediam o bilhete aos passageiros. Corrijo: o verdadeiro cobrador não pedia, apresentava-se apenas. E a boné, obviamente. O boné era o terceiro pormenor. Ontem, no comboio onde seguia, apareceu um cobrador. Mais ou menos 60 anos, bigode, barriga a condizer, o matraquear constante do «picador» e, claro, aquele desdém de outrora. Só não tinha boné. Desapareceu sem dizer uma palavra. Também ele sonhou ser cobrador. Tenho a certeza.
ERUDIÇÕES. «É um livro para eruditos lerem?», perguntou Mário Crespo a Clara Ferreira Alves, sobre A Desgraça, um dos romances de J. M. Coetzee. Desligo a televisão. E telefono logo para o meu neurologista.

quinta-feira, outubro 02, 2003

POIS É. Doze horas depois do jogo nas Antas, o Aviz ainda não escreveu nem uma linha. Bom...
«TÁ-SE». «Tá-se bem» ao almoço, «tá-se bem» no metro, «tá-se bem» na televisão, «tá-se bem» na rádio, «tá-se bem» contra as propinas, «tá-se bem» nos festivais de música, «tá-se bem» até com alguns amigos, «tá-se bem» nas mensagens de telemóvel. Chega. Há um ponto em que um homem é obrigado a tomar medidas drásticas. Pois bem. A partir de hoje ando armado. Ficarei à espreita. Venham de lá esses «tá-se».
PASSEIO NA GRAMA. Combina elegância, humildade, força, técnica, enfim. Ontem, nas Antas, e no meio da sobranceria dos jogadores do Real Madrid, aquele argentino foi um lampejo de bola. Fez-me regressar às melhores páginas de Nelson Rodrigues, Mário Filho, Eduardo Galeano ou Javier Marías – este adepto confesso do Real. Santiago Solari é um craque. Por momentos, sonhei que Solari estava com uma camisola vermelha. Só por momentos. Carlos Queiroz, definitivamente, não o merece.
HÁ FESTA DA BLOGOSFERA. O Joel há muito que andava aborrecido – e este é o melhor termo – com o «cinzentismo blogosférico». Agora, parece que descobriu o antídoto nas páginas da Veja. Há ali motivo para acesa controvérsia. A festa regressou, diz o Joel. «O que é o feminismo se não uma eterna lamentação?»

quarta-feira, outubro 01, 2003

EQUADOR. Fabuloso. Magnífico. Nunca pensei que o exemplo pudesse vir da América Latina. Uma campanha que apoio a mais de cem por cento.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?